-
Arquitetos: Estúdio 41
- Área: 399 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Eron Costin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um espaço comercial no bairro do Batel, em Curitiba-PR. Resultado de um retrofit em que se mantiveram as estruturas originais da edificação, o projeto teve como premissa as fachadas ativas, criando assim uma transparência entre interior e exterior no térreo, de modo a possibilitar múltiplos acessos possíveis. O local tem uma situação peculiar na escala urbanística. A morfologia do lote é similar a um triângulo acutângulo e, quando consideradas as exigências de legislação, como os recuos do alinhamento predial, não restava boa área aproveitável para implantação da edificação, ou para construção de boa área em subsolo de garagens, por exemplo. Por conta disso, já nas primeiras conversas com os clientes, surgiu a hipótese de reformar a construção existente no lote, realizada na década de 90. Um aspecto fundamental do contexto é a presença da pequena praça junto à esquina. Ela sugere uma integração visual e de fluxos para pedestres, diretamente conectados com o interior da loja.
Nas fachadas há uma dupla envoltória. Um envelope externo com caráter singular, feito sob medida para o empreendimento, permite acomodar bem as transformações tecnológicas e resistir corretamente à passagem do tempo. No térreo, as vitrines em vidros estabelecem a escala de visibilidade desejada para projetos dessa natura, com uso predominantemente comercial. No pavimento superior o envelope do edifício é construído com um brise-soleil, em tubos de alumínio anodizado. Esse é o elemento principal de identidade visual da nova loja. As dimensões variadas dos tubos criam espessuras, reagindo à luz, filtrando e sombreando os espaços de trabalho e permanência internos.
A adoção de layout comercial flexível permite a adaptabilidade de usos e atividades comerciais, de forma a ressignificar a relação entre o trabalho e a cidade, estabelecendo vínculos visuais entre os pedestres, a vizinhança e os usuários do edifício. Poderá abrigar uma loja, uma confeitaria, um restaurante e até mesmo um espaço de escritórios, mas sua chave de utilização está relacionada ao dia a dia da praça, das calçadas e dos espaços livres do entorno.